A festa de premiação mais aguardada do esporte brasileiro já tem data marcada. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou nesta quinta-feira (22/02), a lista com os melhores atletas do ano em 51 modalidades olímpicas e também foram divulgados os nomes dos atletas que concorrerão ao troféu de Melhor Atleta do Ano do Prêmio Brasil Olímpico 2017. Os vencedores serão anunciados na cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, no dia 28 de março, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.
Nas disciplinas do Ciclismo, cinco atletas foram eleitos os melhores do ano. O BMX Freestyle Park, com sua estreia marcada para os Jogos Olímpicos de Toquio 2020, já registrou a sua primeira campeã. A atleta Eduarda Bordignon cravou seu nome na história da modalidade ao conquistar o primeiro título de melhor atleta do ano, após fazer uma ótima temporada e conquistar top15 no Mundial.
Gabriela Yumi levou a melhor no Ciclismo de Pista. A atleta mais rápida do país no velódromo conquistou quatro medalhas no Campeonato Brasileiro e demonstrou estar totalmente recuperada de lesões passadas. No Mountain Bike, Henrique Avancini ficou com o título. O atleta fez história para o Brasil com uma sequência de excelentes resultados fechando a temporada com uma 4ª posição no Mundial da Austrália e 5º geral no ranking internacional.
No Ciclismo de Estrada, o título de melhor atleta do ano pela segunda temporada consecutiva ficou com Flávia Paparella. A brasileira, que treina e mora entre os Estados Unidos e a Europa, acabou sofrendo uma forte queda no início da temporada passada, mas ainda conseguiu resultados brilhantes nas tradicionais e disputadas clássicas de primavera. O melhor atleta do ano no BMX Racing foi Priscilla Stevaux, que realizou uma das suas melhores temporadas, finalizando o ano em 8º lugar no ranking mundial.