Brasil Cycle Fair agora é Bike Brasil

O mercado de bicicletas ficou bastante movimentado na noite de terça-feira. Durante evento de lançamento, a NürnbergMesse Brasil, responsável por organizar a feira em 2017, anunciou que comprou todos os direitos da Brasil Cycle Fair, que antes pertenciam à Aliança Bike. A empresa é uma das quinze maiores promotoras do mundo e promete trazer um evento mais profissional, com muita geração de negócios para o mercado e experiências para os consumidores finais. Além da aquisição, outra grande mudança. A partir de 2018, a feira passa a se chamar Festival Bike Brasil.

O anúncio das novidades deste ano aconteceu no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, e reuniu as maiores marcas do setor, inclusive as que não estiveram presentes no evento de 2017. Ao todo, estiveram presentes 152 pessoas, entre fabricantes, lojistas, profissionais do setor, mídias, associações, empresas de acessórios e componentes, etc. Segundo o presidente da empresa, João Paulo Picolo, a aquisição e a mudança de nome vieram da necessidade de olhar para frente e trazer o evento que faltava para o mercado, que reúne todas as marcas nacionais e internacionais de bicicletas em prol do setor em sua totalidade. “Vamos apresentar algo diferente de tudo o que o mercado já viu. Queremos unir o setor e auxiliar no seu crescimento”, finaliza.

As novidades não param por aí. A empresa analisou o calendário internacional de eventos de bike e bateu o martelo. O Festival Bike Brasil acontecerá em agosto, de 24 a 26, tornando-se o primeiro grande evento de bicicletas no Brasil e América Latina. A Bike Brasil promete trazer, em primeira mão, todos os lançamentos e tendências de mercado, já que, em julho, acontece a Euro Bike, um dos eventos mais importantes do mundo no setor. O festival manterá as áreas B2B e B2C separadas, sendo a parte interna para negócios, chamada de Bike Brasil Expo, e a externa para os consumidores finais, a Bike Brasil Show. Os horários de abertura para cada espaço também foram ajustados, assim como o pavilhão. Agora, a entrada dos profissionais do setor é em frente ao show.

A mudança parece ter agradado as marcas com maior representatividade no mercado, como Caloi, que também foi prestigiar o anúncio. “Acredito muito no foco do ciclista, do consumidor, e ter esse contato e, em paralelo, também falar com toda a cadeia de clientes que temos no Brasil para trazer cada vez mais uma oferta de melhores produtos, soluções e eventos, que é o que eu acredito que a NürnbergMesse vai fazer. Fico feliz de estar aqui presente e vendo o que vai ser este novo modelo, que acredito ser muito importante porque ele traz uma neutralidade. Não estamos falando mais de nenhuma associação, nenhum foco específico em relação à indústria, mas sim o foco no ciclista e no consumidor”, explica Cyro Gazola, presidente do grupo Dorel.

Até mesmo os antigos expositores receberam muito bem a notícia, como Giancarlo Clini, diretor comercial da Scott, “acho que o maior benefício de tudo é esta proposta de união. Para quem está no mercado, para quem é uma empresa do mercado, a gente que está há muitos anos, o evento só vai crescer realmente quando todo mundo estiver nele”. Jose Eugênio Pinheiro, diretor da Pedalla/EBMS completa: “de certa forma, acho que nós, eu e os demais representantes da nossa empresa, ficamos felizes com reorganização e a reestruturação do evento. Não só a NürnbergMesse assumindo a responsabilidade do evento, mas também a mudança do nome”.

Além das mudanças, o Festival Bike Brasil também já possui algumas novas atrações confirmadas para a edição de 2018. A primeira delas é uma nova pista de teste, onde é possível pedalar e experimentar bicicletas de Downhill. As mulheres também terão destaque, com uma área dedicada somente a elas. As outras atrações, que fizeram grande sucesso na edição passada, permaneceram e receberam novos investimentos. As pistas de teste ride foram ampliadas para receber um maior número de modelos e lançamentos de mercado.

Assim como a Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, a Copa Brasileira de BMX também está confirmada. Juntas, as duas devem somar mais de 500 atletas durante os três dias de evento. Graças à parceria com o Jardim Botânico, o público terá uma experiência única com a natureza e o esporte.

O mercado está otimista com o que está por vir. “Era algo que estava carente, necessário no Brasil, e que todos olham com muito carinho e com uma grande esperança que se torne cada vez mais a feira de representatividade e grandiosa no segmento de bicicletas”, completa João Claudino Júnior, presidente da Audax.