Em 2019 a Sense Bike realizou um grande evento em São Paulo, com os principais nomes da mídia brasileira sobre bicicletas, inclusive sites internacionais. Durante o evento, eles mostraram 37 modelos para 2020 e a empresa afirmou ter evoluído todos os processos de desenvolvimento e produção.
Agora, no final do ano, saiba como foi a recepção de duas das principais bikes, uma de estrada e outra para Moutain Biking, respectivamente. Em outras palavras, saiba se está valendo a pena investir nos modelos 2020 da Criterium e Rock Evo para aproveitar mais seu pedal.
Sobre a Sense Bike
Primeiramente, caso não conheça a Sense Bike, ela é uma empresa fundada por ciclistas brasileiros e que alcançou padrão mundial, e hoje é uma das principais marcas de ciclismo nacional.
No Brasil, a empresa possui um parque fabril em Manaus. Além disso, em Portugal há uma subsidiária chamada S2 Bicycle Industries, criada em parceria com a Swift Carbon, e um polo de desenvolvimento na Cidade do Cabo, África do Sul,.
Sense Criterium Factory
Na versão 2020 da Criterium, a Sense usou o nome Factory para indicar o uso de componentes mais avançados. Resumindo, a Criterium Factory foca no melhor desempenho possível para uma bike de estrada.
A bike tem um grupo Shimano 105 R7000 com 2×11, pedivela compacto e cassete 11/28. Rodagem com pneus Chaoyang Viper 700×28 e rodas Sentec 380, com 38mm de altura, tamanho projetado para dar melhor aerodinâmica. Junto a esses itens, tem também um cockpit Sentec RS1 semi-integrado e um selim Selle Royal. A bike pesa cerca de 9,9Kg.
Por ser uma bike de estrada, o foco está em quão suave é o pedal, o que certamente é o ponto forte dela. Em trajetos planos ela não só roda com facilidade, como proporciona conforto por sua posição e qualidade do selim e trilhos.
Outro destaque entre os ciclistas da Criterium foi a firmeza ao pedalar. Mesmo ficando de pé, a bike responde bem aos movimentos e não parece estar sendo forçada para algo que não consegue, pois os aros e garfo aguentam bem o tranco até com freadas mais bruscas.
Inclusive, a presença de freio a disco a torna uma opção interessante para iniciantes, porque irão se sentir mais seguros com um sistema de resposta rápida.
Seu ponto fraco é mais nítido em subidas, pois ela é uma bike de alumínio, sendo mais pesada que as concorrentes e suas rodas e pneus também são pesados. Isso também pode prejudicar para aumentar a aceleração em trechos planos.
Quem pode aproveitar bem essa bike?
No fim das contas, a Criterium Factory da Sense é uma bike indicada para um público que quer um bom rendimento com quadro de alumínio e não está muito focado em competições ou provas que envolvam subidas. Ela também é uma boa alternativa para praticantes de mountain bike que precisam de uma bike para treinos.
Sense Rock Evo
As MTB’s da Sense costumam sempre ter um ótimo custo benefício, e a escolhida para esse post foi a Rock Evo.
Ela possui uma suspensão RockShox TK 30 que vem com trava no guidão, quadro de dupla espessura feito em alumínio hidroformado 6061 T4/T6, pesando cerca de 14,6 Kg. Seus freios a disco são de funcionamento hidráulico e a transmissão é do modelo Shimano Alivio 18v, com duas coroas na frente e movimento central integrado. Isso permite maior rigidez nas pedaladas e melhor controle da bike nos terrenos irregulares.
Ela é uma Mountain Bike de nível intermediário, com suspensão, freios e transmissão que permitem até mesmo participar de competições sem que o ciclista se sinta prejudicado por não possuir um modelo inferior.
Vale a pena?
Esse é um modelo ideal para quem já adquiriu experiência no MTB e quer ir além dos modelos de entrada.
São vários componentes de qualidade e, mesmo isso tornando-a mais cara, por haver menor necessidade de manutenção você ainda sai ganhando economicamente. Além disso, seu design foca em melhorar a performance sem perder a ergonomia para evitar dores mesmo após várias horas de pedaladas, outro ganho para se levar em conta.
Portanto, ela é uma bike que pode te dar não só melhores chances em competições, como ela aguenta trilhas mais intensas e até mesmo pode atender ciclistas mais exigentes. No nível avançado de MTB existem modelos melhores como a Sense Impact Race 2020, que é a mais forte entre maioria das bikes, mas ela é mais indicada para quem disputa grandes competições.
Curtiu o conteúdo? Se tiver mais alguma bike da Sense que você conhece e acha que deve ser mencionada aqui fique a vontade para comentar no post.
Aproveite também para ler mais sobre o mundo do pedal aqui no blog Viver de Bike.
Bons treinos!