Todo ciclista sabe que fazer manutenção na sua bicicleta é estressante.
Gasta tempo, dinheiro e um baita esforço na hora de levar até o lugar.
Pior ainda são os mecânicos e oficinas que cobram uma fortuna para fazer reparos básicos!
Já imaginou ser capaz de consertar, manter e melhorar a performance da sua bicicleta facilmente e no menor tempo, SEM pagar caro em mecânicos?
Nesse artigo rápido, você descobrirá 5 reparos simples para fazer na sua Bike no conforto de casa e sem depender de ninguém, mesmo que seja iniciante:
- Desengraxar sua corrente
- Alinhar sua roda
- Encher seus pneus
- Ajustar o passador de marcha
- Limpar sua corrente
DESENGRAXANDO A SUA CORRENTE
Leia com atenção!
Problema: minha corrente não está mudando corretamente e pula muito.
O que aconteceu: você pode ter lubrificado demais, e o excesso de material pegajoso está atraindo sujeira para a corrente.
Solução: Limpe, enxágue e seque a corrente e as engrenagens da parte de trás. Você pode comprar desengordurantes específicos para sua bicicleta e aparelhos de limpeza de correntes, mas a verdade é que sabão de louça e uma escova de dente funcionam da mesma forma.
Em seguida, aplique cuidadosamente uma gota de lubrificante em cada rolo enquanto gira as manivelas para trás por duas ou três voltas. Por fim, pegue um pano limpo e segure suavemente as placas externas da corrente enquanto gira as manivelas para mais uma rotação. Continue até limpar todo o excesso de lubrificante – a maior parte deve estar dentro da corrente nos rolos, não do lado de fora, onde pode atrair sujeira.
ALINHANDO SUA RODA
Problema: Eu fixei a roda e agora o pneu está esfregando uma das pastilhas de freio.
O que aconteceu: você reinstalou sua roda torta.
Se você deslizou o espeto totalmente para fora para remover a roda, pode ter derrubado uma das duas molas do espeto – que ajudam a manter a roda centralizada – ou reinstalado ao contrário. Certifique-se de que o lado estreito da mola esteja próximo ao cubo; caso contrário, pode aumentar o diâmetro do eixo e afetar o ajuste.
Dica: Você não precisa remover o espeto completamente para tirar uma roda. Basta abrir a alavanca de liberação rápida e girar a porca do outro lado para soltá-la e, em seguida, desalojá-la suavemente dos encaixes. Ao apertar, mantenha a bicicleta no chão para ajudar a roda se sentar corretamente.
ENCHENDO SEUS PNEUS
Problema: sempre fico com os pneus furados. Meus tubos estão com defeito?
O que aconteceu: 1- você está inflando pouco suas câmaras-de-ar , 2- há detritos dentro do pneu ou 3- você não os instalou corretamente.
A pressão baixa do pneu pode fazer com que a câmara seja comprimida contra o aro, o que não gera bons resultados. Olhe na lateral do seu pneu para encontrar a faixa PSI (libras por polegada quadrada) recomendada. Faça a calibragem pelo menos até o número mais baixo. Se você for um piloto mais pesado, encha-o até o número máximo. Ao trocar um pneu, passe o dedo pela parte interna para verificar se há objetos estranhos (como um pequeno pedaço de plástico ou vidro) que podem danificar o pneu. Antes de encher um novo tubo, verifique se ele não está preso entre o aro e o pneu.
AJUSTANDO SEU PASSADOR DE MARCHA
Problema: minha corrente continua saindo e talvez seja problema no meu passador de marcha.
O que aconteceu: você não pedalou suavemente ao alternar entre as coroas.
Quando você pedala forte durante a troca, especialmente em subidas , a corrente tem que trabalhar mais para se mover, pois já está sob forte resistência. Experimente aliviar ao mudar de marcha. Você não perderá o ímpeto, mas, ao evitar uma mudança de última hora em pânico, sua corrente deve se mover exatamente para onde você deseja.
LIMPANDO SUA CORRENTE
Problema: minha corrente está fazendo muito barulho e rangendo.
O que aconteceu: podem estar mal posicionadas ou você não está limpando e lubrificando sua corrente o suficiente.
Se sua corrente está rangendo ou raspando quando você está em sua grande roda de corrente na frente e sua maior roda dentada atrás (ou vice-versa), você está aumentando o desgaste dos componentes. Isso vai te gerar um gasto no longo prazo. Experimente clicar em duas ou três marchas na parte traseira e / ou mudar para a coroa menor.
Se esse não for o problema, pode ser hora de limpar e lubrificar sua corrente. Procure fazer isso pelo menos a cada poucas semanas e depois de qualquer viagem molhada ou lamacenta. Se nenhuma dessas soluções funcionar, você pode consultar um mecânico. Sua corrente pode estar gasta (e você precisará de uma nova) ou seus desviadores precisam ser ajustados.
Por hoje é só, boas pedaladas e cuide bem da sua Bike!
E agora me conta, gostando do nosso conteúdo?
Por aqui você vai encontrar sempre assuntos importantes do mundo do ciclismo!
Continue em nosso blog e se informe ainda mais!